O significado de Deus – Zambi e de Jesus – Oxalá, para a Umbanda e para os umbandistas.

Para a Umbanda e os umbandistas, Deus, para o qual se adota o nome de Zambi, dentre outras denominações criadas pelos povos africanos quando foram trazidos ao Brasil, representa a mais intensa e imensurável energia, e a maior fonte de luz existente, pois não existe nada que se iguale a Ele.

É aquele que arquitetou e concebeu tudo que existe no Universo de imaginável e inimaginável, ao alcance da visão e totalmente fora dela, dentro do que é compreensível e do totalmente incompreensível. É o maior poder, força suprema sem igual equivalência, núcleo do Universo, a partir do qual tudo foi criado, se expandindo sob seu pleno e total alcance e domínio em toda sua dimensão. É a concentração de todos os campos e fontes de energia. É Dele que flui todo fluido energético que mantém vivo e em movimento de mudança, transformação e evolução todo o Universo.

Foi Ele que atribuiu a Jesus que chamamos de Oxalá, que é a energia de maior grandeza mais próxima Dele, o governo e a interação com todos os elementos dentro deste Universo em todos os seus extremos.

Oxalá é a única e maior energia governante e interventora desde a mais ínfima partícula à maior dimensão existente no Universo, de todos os planos espirituais da mais alta intensidade de luz à total escuridão, comanda e rege todas as camadas espirituais, encarnadas e desencarnadas, todos os elementos naturais, todos os fenômenos naturais, todas as forças e energias que agem dentro do Universo, nada passa despercebido a Ele. É aquele que atribuiu o livre arbítrio para que todas as energias inteligentes pudessem por si só traçar seus caminhos e livremente responderem por eles, arcando com suas consequências. É aquele que alimenta o bom espírito ajudando-o em sua evolução, doando-lhe a luz que o permite atingir brilho mais intenso e lugar nos planos maiores, passando a ser um servidor do bem e de auxilio aos que necessitam de amparo. Oxalá é aquele que da mesma forma reabilita e redime o espírito arrependido e consciente dos erros e da necessidade de mudar.

É o ser misericordioso que tem a seu serviço uma espiritualidade de imensa grandeza em luz e de energia Universal e Cósmica, atuando em todos os pontos do Universo, conciliando e ajustando todos os tipos de forças sejam elas de Direta ou de Esquerda.

É aquele que se fez presente em todos os mundos, inclusive neste, para poder sentir, medir e ter plena noção do que é a vida do homem, ao que estão expostos, ao que devem reagir, superar, quais os males aos quais mais estão sujeitos. Conhecer o íntimo humano e sua essência desde o momento que assumiu seu livre arbítrio, o quanto isso o desvirtuou, cedendo às tentações do mundo material, o quanto seu caráter e sua moral foram afetados. É aquele que se sujeitou a maldade do homem para medir até onde eram capazes de ir, e se decepcionou amarga e dolosamente com o que viu e sentiu, pois mesmo sabedor do que viria, guardava em seu íntimo de tamanha grandeza e bondade a esperança de poder ver algo melhor. É aquele que por viver, presenciar e constatar em matéria a ação do homem frente às atitudes do bem e do mal, tornou-se o único capaz de julgar a qualquer um de nós. O único Juiz nomeado e credenciado por Deus-Zambi em todo o Universo. E de posse de todos estes requisitos e autonomia, é o único que tem poderes para agir na mudança e transformação de qualquer um dos mundos existentes e de seus ocupantes, o único que pode colocar abaixo os impérios do mal e extirpar os maldosos.
Texto escrito por Carlos Feitosa, Médium do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 24/06/2013.FONTE: http://www.caboclopenaverde.com.br/index.php/tema-livre/213-o-significado-de-deus-zambi-e-de-jesus-oxala-para-a-umbanda-e-para-os-umbandistas

Nenhum comentário: