Egúns com ou sem Luz



As Almas Penadas e as Almas Benditas...

Egun é espírito ou alma de outro mundo, um ser não corpóreo; ele pode ser  uma alma penada, alma perdida (que vaga sem rumo), alma das trevas ou da escuridão profunda, alma amaldiçoada (ou acorrentada a alguma dívida), alma aflita (que não venceu suas dúvidas), alma bendita (abençoada ou benfazeja), entre outras denominações.


Bom, todas essas "almas" ou espíritos são chamados de Eguns na cultura africana. Um Egun pode ser da luz ou das trevas ou pode tornar-se um Egungun (Alma que cumpriu sua missão e "subiu"). Segundo os yorubanos, nós os Umbandistas, trabalhamos com "Eguns de Luz" (eles utilizam esse termo para determinar a incorporação das Entidades). Porém, existem aqueles que lidam com a Magia Negra e trabalham com os Eguns das Trevas Infernais.

Uma alma amaldiçoada é uma Alma bastante sofredora que não se perdoa e nem foi perdoada. Ela pode assumir as mais diversas formas e aparências para expressar a sua dor.

Uma alma negra é uma Alma que fez muito mal à humanidade e vive na escuridão profunda, assumindo quase o aspecto de um demônio.

Uma alma aflita é uma alma que deixou algo mal resolvido ou não teve tempo de solucionar seus problemas e fica vagando, atormentando, perturbando e assim por diante.

Mas, como nos livrar dessas almas? Nas religiões africanas, ciganas, pagãs e ameríndias utilizavam-se diversos objetos de adorno para proteção contra essas almas. Nós Umbandistas, também fazemos isso: nos protegemos com as populares guias (colares de miçangas) ou Contra-Egún.

Mas, além dos objetos de proteção, como proteger-se de todas essas almas? Bom, se elas são "benditas, não precisamos nos proteger, porque elas fazem apenas o bem. Mas, se elas são "Almas Negras", temos que analisar que antes de tudo: ELAS SÃO ALMAS! Então, existe dentro delas a "Centelha Divina" e elas estão apenas passando por um "período de reconstrução e aprendizagem". A melhor proteção está em nós mesmos. Como disse Jesus: "Orai e Vigiai!" Assim como está escrito em "'Efésios 6",porque nossa luta não é contra a "carne", mas contra aquilo que não podemos ver:

O candomblé está fortalecido em suas lendas e sobrevive graças a elas. Por isso, para entender o que é "Candomblé", precisamos entender e conhecer as Lendas Africanas. O "contra-egun" é um objeto de proteção, utilizado em Obrigação e Feitura de Orixá. Ele serve para evitar a aproximação de qualquer egun (alma ou espírito) do desenvolvido; para que, no momento do desenvolvimento, o abiã (futuro: Iyawô) tenha contato, apenas, com o seu Orixá.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei de extrema importancia ate mesmo porque ja tive uma experiencia com egun na vida da minha esposa , a onde foram dias terriveis , era uma verdadeira batalha ,ate que um dia eu encontrei um terreiro da jurema a onde eles fazem um trabalho de desobsecao com os guias para a retirada de todo tipo de egun ou alma desencarnada, esse terreiro da jurema se localiza em alexania GO. www.casadopaialexaniaconm.br.